Serão 500 projetos apoiados pelos programas PIBID e Residência Pedagógica. As ações vão complementar a formação de professores da educação básica em todo país. Dentre eles, estão os programas coordenados pela Universidade Federal da Bahia.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na última quarta-feira, 29/04/2020, os 500 projetos institucionais – 250 para cada – selecionados para os programas Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Cada programa oferecerá 30.096 bolsas que beneficiarão mais de 60 mil alunos de licenciatura. Concorreram 564 propostas de 302 instituições de ensino superior.
Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, os programas PIBID e Residência Pedagógica “são ações das mais significativas no país para formação de professores”. Este ano 60% das vagas foram reservadas para os cursos de pedagogia, matemática, língua portuguesa e ciências naturais, áreas onde há maior déficit de formação de professores. “Os Programas possibilitam que os estudantes, ainda na graduação, desenvolvam atividades práticas do exercício da docência e convivam antecipadamente com a realidade da futura profissão”, afirma Aguiar.
Uma das qualidades dos programas é a capilaridade da sua atuação. Um exemplo disso é que em sua última edição foram beneficiadas mais de 4,2 mil escolas de 1.400 municípios. Os projetos foram analisados por uma comissão de consultores externos temporários que trabalharam de forma virtual durante a pandemia, seguindo todos os critérios estabelecidos nos editais.
Segundo Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, os programas ajudam a diminuir o déficit de formação professores e de capacitação. “Em muitas escolas não têm professores ou o professor que está em sala de aula não é formado na disciplina, na licenciatura que ele atua. Através dos programas de educação básica da CAPES tentamos diminuir essas lacunas”.
O PIBID e o Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica.
Recursos
As instituições podem apresentar recursos no prazo de 10 dias, de 29 de abril de 2020 até as 18 horas do dia 08 de maio de 2020. Os pareceres da análise técnica e de mérito estão disponíveis pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). A previsão de divulgação do resultado final é 19 de maio.
Depois dessa etapa, os sistemas de ensino que queiram participar serão habilitados. Na sequência, são indicadas as escolas em que os futuros graduandos do PIBID e Residência Pedagógica atuarão.
Confira nos links abaixo a lista com o resultado preliminar dos projetos selecionados nos editais nº 1 e nº 2 de 2020:
Continuem acompanhando as etapas através do sítios do PIBID UFBA ou do Residência Pedagógica UFBA!
Fonte: CCS/CAPES, para ver o artigo original, clique aqui.