Núcleo de Acompanhamento das Avaliações dos Cursos de Graduação (NAACG)

 
 
 
O Núcleo de Acompanhamento das Avaliações dos Cursos de Graduação (NAACG), criado em outubro de 2014 pela Pró-Reitoria de Ensino Graduação da UFBA, tem como o objetivo prestar consultoria técnica para os processos de avaliação institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
 
O NAACG realiza acompanhamento dos cursos, com reuniões, seminários, troca de experiências, para compreensão e boa condução do processo de regulação/avaliação e do instrumento utilizado pelos avaliadores do INEP na Avaliação in loco de cursos e de instituições de ensino superior (IES). 
 
O Núcleo também acompanha e orienta os Protocolos de Compromisso e demais diligências abertas ao longo e após o processo avaliativo de cursos e da IES, assim como orienta a comunidade universitária sobre a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE (inscrições, prazos, estudantes habilitados, importância institucional do Exame etc.).
 
 
ATOS AUTORIZATIVOS
 
INSTRUMENTOS, DOCUMENTOS E GUIAS PARA AVALIAÇÃO IN LOCO
 
LEGISLAÇÃO
 
LINKS ÚTEIS
 
APRESENTAÇÕES E TRABALHOS PRODUZIDOS 

 

CONCEITOS UFBA

Índice Geral de Cursos
A Universidade Federal da Bahia alcançou nota 5 – conceito máximo – na última aferição do Índice Geral de Cursos (IGC)*. Conforme dados do Ministério da Educação, desde a criação do Índice, em 2007, a UFBA apresentava a nota 4, até o último resultado, em 2022. 
 
ENADE 
Dos 42 cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)* em 2021 e 2022, 16 (39%) têm conceito máximo (5), 21 (50%) apresentam conceito 4, e apenas 5 (11%) apresentam conceito 3. De modo geral, 88% dos cursos possuem conceito ENADE 4 ou 5.
 
Com relação ao Conceito Preliminar de Curso (CPC)*, dos 35 cursos com conceitos atribuídos, 3 (8%) possuem conceito 5, 27 deles (78%) receberam conceito 4, e 5 (14%) deles receberam conceitos 2 e 3.
 
Avaliação in loco 
Dos 22 cursos que passaram por processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento entre 2019 e 2023, 8 deles (37%) receberam Conceito de Curso (CC)* máximo (5), 13 (59%) receberam conceito 4 e apenas 1 curso tem conceito igual a 3 (4%).
 
Portanto, aproximadamente 95% dos cursos avaliados têm, desde 2019, conceito igual ou superior a 4. Além disso, a UFBA, em 2023, passou pelo processo de recredenciamento institucional e dos cursos EAD, alcançando conceito máximo (5) nos dois processos.  
 
* Dados disponíveis em: https://emec.mec.gov.br 
Sobre conceitos e indicadores utilizados pelo INEP, clique aquiaqui.

 

________________________________________________

EQUIPE
 
Alexandre Carvalho Pitta (coordenação)
Técnico em Assuntos Educacionais
 
Lorena de Souza Moreira
Assistente em Administração
 
Clara Jesus Rocha dos Santos
Estagiária
 
 
CONTATO
Tefefone: (71) 3283-7013
Chat pelo WhatsApp: (71) 98707-1092
________________________________________________