Resposta:
Pela primeira vez a UFBA formulou seu Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI), para o período 2018/2022, incluindo ações sistemáticas de formação pedagógica
do seu corpo docente. O Forped vincula-se ao objetivo estratégico I do PDI/UFBA que
expressa a necessidade de a instituição ampliar a qualidade da formação oferecida aos
alunos dos cursos de Graduação com perspectiva de “Institucionalizar o Programa de
Formação Pedagógica do docente UFBA – Forped -, cuja principal ação era o Ateliê
didático (um curso semipresencial de formação pedagógica continuada ofertada aos
docentes da UFBA). Foram desenvolvidas 15 turmas do “Ateliê Didático”, de 2016 a
2023, nas modalidades presencial, online e híbrida, nos campi de Salvador e de Vitória
da Conquista.
No ano pandêmico de 2020 e com o Semestre Letivo Suplementar - SLS - a
Assessoria Pedagógica ao Docente UFBA (APDU) foi criada para atendimento contínuo
aos docentes. As ações da Assessoria Pedagógica envolveram atendimento direto de
suporte aos docentes em suas demandas didático-pedagógicas, via AVA Moodle, mas
se espraiaram para além, com trabalhos e itinerâncias presenciais e híbridas nas
unidades de ensino.
Em 2021 foi criado o Núcleo de Formação e Assessoria Pedagógica (NUFAP) ao
docente da UFBA, vinculado à Pró-reitoria de ensino de graduação (PROGRAD),
congregando, então, os dois setores: FORPED e APDU.