Resultados da IV Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

 
À Comunidade,
 
Durante os dias 5 e 6 de dezembro ocorreu a última rodada da IV Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia (IV CCTI), que aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador, com a presença de delegados, convidados e autoridades.
 
O evento cujo tema foi Bahia: Sociedade 5.0, foi uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONCITEC, com o objetivo de elaborar a nova política estadual do setor, visto que a última data de 2004, o novo texto adequará as demandas científicas e tecnológicas para a população na contemporaneidade.
 
Reunindo delegados provenientes dos 27 territórios do Estado, a conferência se destacou, pois foi a primeira vez que a pasta rodou pelo interior do estado para debater com todos os territórios sobre a temática.
 
Foram eleitos 200 delegados (as) das mais variadas entidades e instituições (setor acadêmico, público, privado, sociedade civil e entidades), que representaram seus macro territórios, adicionando-se a eles 10 delegados considerados ad hoc – representando as agências de fomento, os habitats e mais 36 membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec).
 
Mais de 1250 propostas em 8 segmentos para atualização da política estadual de ciência, tecnologia e inovação, foram discutidos por grupos de delegados durante todo o dia 05 de dezembro nas seguintes temáticas: integração do ecossistema estadual de CT&I; temas estratégicos para pesquisas cientificas e tecnológicas; infraestrutura de CT&I; formação de pessoal para a sociedade 5.0; inovação tecnológica; financiamento de CT&I; tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável; e difusão de conhecimento e popularização da ciência.
 
No dia 06 de dezembro, as diretrizes derivadas das intensas atividades do dia 05 de dezembro, foram levadas à plenária principal – contando com a presença de todos os delegados. Uma vez reunidos eles apreciaram – eixo por eixo, cada umas das propostas, que após discussão, eram por fim votadas, melhor estruturadas, e aprovadas ou não. Todo o processo ocorreu de forma democrática, primando pela melhor maneira de estruturar as diretivas. A Universidade Federal da Bahia, mantendo seu papel como uma das protagonistas nesse evento histórico, estava representada com delegados que fizeram parte dos eixos programáticos onde participaram ativamente, fosse propondo ou assistindo na decisão de pontos chave na futura política de CT&I do Estado.  Na plenária, a PROGRAD se fez presente através da participação de Karina Menezes, eleita delegada pela Sociedade Civil organizada e Por Patrick Nascimento da Silva, delegado eleito pelo Setor Acadêmico, garantiu a inclusão e aprovação de pontos como: fomento ao estímulo a pesquisa na área de CT&I, estreitamento entre as relações de pesquisa institucionais, acessibilidade, inclusão, design universal, tecnologias assistivas, licenças livres, software livre na gestão, redes comunitárias. Essa participação qualificada possibilitou fortalecer as estruturas públicas.
 
Segundo o coordenador do evento – Edson Valadares, o resultado da conferência foi positivo “- Conseguimos mobilizar o estado em todos os territórios de identidade com mais de 400 pessoas, entre delegados e participantes, elaborando as sistematizações que vieram dos municípios. Concluímos o debate deixando claro como o tema precisa estar constantemente presente em todas as discussões, por isso podemos dizer que esta etapa está pronta”. O coordenador informou que no próximo ano o resultado da conferência será avaliado pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, e após finalizado, será encaminhado à Assembleia Legislativa, para os trâmites finais e eventual publicação no Diário Oficial".
 
Mais uma vez, a UFBA por meio de seus agentes, participa dos planejamentos, rumos e caminhos da sociedade baiana, seja em quaisquer de suas versões.
 
Atenciosamente a todxs,
Equipe PROGRAD
 
Para ver fotos do evento no flickr, clique aqui.
 
Fonte: Sítio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)
 
Foto: acervo pessoal da PROGRAD.