PIBID

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFBA) pretende promover mudanças qualitativas na formação universitária de professores através de um processo de valorização dos cursos de licenciatura e da aproximação entre universidade e escolas da Educação Básica. O Programa é financiado pela CAPES/MEC com a destinação de bolsas para estudantes e professores, bem como recursos de custeio.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA (PIBID-UFBA) foi iniciado em 2009, a partir da aprovação da proposta institucional aprovada por Edital da CAPES.

Para o desenvolvimento do Programa, os licenciandos são inseridos nas escolas, vivenciando o seu cotidiano e cooperando para a realização de práticas pedagógicas, sob a orientação de professores da universidade e supervisão de professores de sua área em cada escola. Essa ação está baseada numa perspectiva de formação para a docência, na qual os saberes produzidos por meio da experiência e reflexão são enfatizados.

A gestão é realizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e Unidades Universitárias articuladas através da Coordenação Institucional do PIBID-UFBA.

 

Novo: Edital para bolsista PIBID