O Núcleo de Mobilidade e Monitoria e as atividades remotas durante a pandemia

A suspensão das atividades presenciais na UFBA, determinada pela Reitoria, no dia 19 de março de 2020, visando conter a disseminação do novo coronavírus, não impediu os servidores do NUMOB de continuarem cumprindo suas atribuições de forma exitosa.

Diante do novo desafio, o primeiro passo foi estabelecer a infraestrutura para o trabalho remoto. Por sorte, os servidores do Núcleo já possuíam a maioria dos equipamentos necessários para a manutenção de atividades em regime de home office (smartphones, computadores e conexão banda larga), tendo sido retirado apenas um notebook da PROGRAD. Em relação à rede de dados da UFBA, indispensável ao trabalho, o acesso foi obtido com o suporte da STI e de colegas da unidade.

Analisando-se a condição psicológica, mesmo com os anseios naturais ocasionados pelo isolamento social, os trabalhadores conseguiram adaptar-se ao novo cenário e praticar uma dinâmica de trabalho tão eficiente quanto aquela em tempos normais. Destaca-se, nesse ponto, a manutenção do contato verbal e visual entre os servidores, seja por aplicativos de mensagens, seja por reuniões em videoconferência.

Além do desempenho das funções típicas do setor, os servidores do NUMOB também atuaram no Congresso Virtual UFBA 2020, tanto na produção de conteúdo audiovisual (vídeo-apresentação do núcleo e mesa de discussão sobre mobilidade acadêmica) como nos bastidores, prestando suporte aos alunos que submeteram vídeo-pôsteres.

Quais serviços continuam sendo prestados pelo NUMOB durante a pandemia?

1.  Atendimento ao público em geral;

2.  Emissão de certificados de monitoria;

3.  Encaminhamento de pedidos de mobilidade (alunos UFBA), caso a IFES de destino esteja aceitando solicitações;

4.  Cancelamento de mobilidade, quando solicitada pelo próprio discente.

Quais serviços se encontram suspensos?

1. Recebimento de novos pedidos de mobilidade (alunos de outras IFES);

2. Recebimento de pedidos de prorrogação de mobilidade (alunos de outras IFES);

3. Edital de Monitoria para 2020.1 e 2020.2 e procedimentos inerentes.

Servidores: Ana Karina, Edvan e Luan

Contatos: (71) 3283-7015 | numob@ufba.br

Essa publicação faz parte de uma série de notícias que contará a trajetória exitosa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFBA e dos seus trabalhadores que, diante da situação pandêmica e dos novos desafios trazidos por ela, conseguiram manter suas atividades laborais com eficiência, além de contribuírem na organização e na produção de conteúdo do Congresso Virtual UFBA 2020.