EX-ALUNO DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA É DESTAQUE AO COORDENAR EQUIPE QUE CRIOU CHIP ACOPLADO NO HELICÓPTERO QUE SOBREVOOU MARTE.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem tido destaques importantes em áreas de pesquisas acadêmicas distintas, graduandos, pós graduandos e ex-graduados da instituição têm obtido destaque nacional e internacional no campo de pesquisas científicas acadêmicas.

O engenheiro elétrico Venkata Rajasekhara Gosula, é destaque na área de pesquisas científicas e acadêmicas, pois Raja - como prefere ser chamado, é um dos pesquisadores envolvidos na montagem do helicóptero Ingeuity. Lançado pela Nasa, o ambicioso projeto sobrevoou Marte no dia 04 de abril de 2021, pela primeira vez na história da humanidade. Raja nasceu na Índia, porém se mudou para Salvador com a família muito pequeno, ele cursou a graduação em engenharia elétrica na UFBA e foi fazer pós graduação nos EUA.

Atualmente Raja é coordenador de uma equipe de 10 engenheiros responsáveis pela parte digital do chip que comanda o gerenciamento de potência do helicóptero acoplado a uma nave que fez decolagem da terra no dia 20 de julho de 2020 e aterrissou em marte no dia 18 de fevereiro deste ano e ficará lá por pelo menos dois anos terrestres (um ano de marte), explorando e sobrevoando o planeta vermelho em locais próximos ao de pouso.

O helicóptero tem chamado atenção pois foi a primeira experiência de voo de um veículo motorizado em outro planeta. É composto por quatro pés, um corpo e duas hélices sobrepostas, o Ingenuity pesa 1,8 quilos e mede 1,2 metros, de uma ponta à outra de suas pás. Esse tipo de máquina pode revelar-se crucial no futuro para explorar planetas, por ser capaz de ir a locais onde os robôs não conseguem acessar caminhando, como montanhas, mares, lagos e outras formas de verificação do relevo em outros planetas.

“Sempre me sinto com sorte quando os projetos em que trabalho terminam em produtos vendidos aos milhões em todo mundo. Saber que os circuitos que projetei estão funcionando, sob o capô, é o orgulho da engenharia. Mas saber que eles estão trabalhando em Marte é uma coisa de outro mundo!”, disse ele em uma entrevista dada ao Jornal A Tarde escrita por Gabriel Andrade. Raja também concedeu uma entrevista riquíssima acerca de seu trabalho junto a NASA e demais trabalhos de pesquisa para o canal da Sociedade em Rede, que pode ser visto na íntegra clicando aqui.

Atenciosamente:
Equipe PROGRAD.

Foto: Mauricio Palomar / Divulgação.