Cursos da UFBA avaliados pelo ENADE receberam conceito máximo

Os cursos da Universidade Federal da Bahia avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2022 (ENADE) obtiveram os conceitos máximos do processo. Foram nove cursos avaliados com conceito 5 e dois com conceitos 4 (ver lista abaixo). Com esse excelente resultado, a UFBA reafirma seu compromisso com a oferta de ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente comprometido, com a excelência de seus cursos e parabeniza todos os responsáveis pelos cursos avaliados, em 2022.

O Relatório de divulgação dos resultados do ENADE 2022, elaborado pelo INEP, evidencia que as médias gerais dos concluintes nas provas, em todos os cursos da UFBA avaliados, foram superiores à média do Brasil.

Receberam conceitos máximos os seguintes cursos da UFBA:

Administração - Conceito 5;

Ciências Contábeis (turnos diurno e noturno) - Conceito 5;

Ciências Econômicas - Conceito 4;

Direito (turno diurno) - Conceito 5;

Direito (turno noturno) - Conceito 4;

Jornalismo - Conceito 5;

Psicologia (Salvador e Vitória da Conquista) - Conceito 5;

Secretariado Executivo - Conceito 5;

Serviço Social - Conceito 5.

O ENADE é componente curricular obrigatório para os estudantes concluintes habilitados e afere seus desempenhos em relação aos conteúdos programáticos das diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, suas habilidades e suas competências. O Exame é um dos instrumentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e constitui referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior, dentre eles, a renovação de reconhecimento dos cursos.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes e compõe o cálculo de outros indicadores de qualidade da educação superior estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

No ano de 2022, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou nacionalmente os cursos de graduação das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

O ENADE é regulamentado pela Lei nº 10.861/ 2004, pela Portaria Normativa MEC Nº 840/2018 e pelos Editais e suas retificações, e suas Portarias de cada Ciclo Avaliativo.