Aluno destaque - Nei Paz

À Comunidade,

O estudante do Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM), Nei Paz, desenvolveu uma máquina que produz próteses dentárias de baixo custo.O projeto teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e possui tecnologia aberta com os conceitos de engenharia alinhados a na área da saúde.
 
Nei sempre procurou desenvolver fresadoras CNC, desde o período da sua graduação, utilizando microcontroladores e componentes de fácil aquisição para projetos de automação. Por causa dessa experiência, surgiu a ideia de um projeto de baixo custo e de tecnologia aberta com os conceitos de engenharia aos anseios de um tema importante na área da saúde. “Trabalhei diversos anos em laboratórios de prótese e manufatura das peças desenvolvidas em impressões 3D. Os custos desses sistemas são extremamente altos e as empresas acabam sofrendo para financiar e até mesmo pagar as parcelas. Pensando numa tecnologia que trouxesse mais precisão, qualidade e aumento da produção das próteses, construí a máquina RepRap”, contou o estudante.
 
De acordo com ele, a ideia inicial era criar uma máquina que conseguisse replicar as suas próprias partes, mas atualmente a RepRap consegue replicar 70%. “A máquina é um projeto open-source, distribuído a fim de que desenvolvedores, criadores e estudantes possam construir e elaborar as suas próprias máquinas”, concluiu. O projeto começou a se materializar de forma científica com metas específicas para a realização da pesquisa. Foi a partir disso que o professor e orientador Marcus Americano da Costa incentivou e auxiliou Nei para se candidatar ao mestrado do programa. Os estudos foram iniciados em março de 2019 e seguem em fase de finalização.
 
 
Matéria divulgada em outros veículos de comunicação: