Abertura de novo ciclo dos programas PIBID e Residência Pedagógica da UFBA

Na manhã da última quarta-feira, 09 de novembro, o Salão Nobre da Reitoria estava em festa: abertura de novo ciclo dos programas PIBID e Residência Pedagógica da UFBA. Com audiência lotada, o evento contou principalmente com a presença das/dos estudantes e professores das licenciaturas que tiveram seus projetos aprovados nos Editais Capes 23/2022 e 24/2022. Também compareceram diretores e coordenadores dos cursos das licenciaturas e docentes e gestoras/es das escolas-campo da Educação Básica que acolhem nossos bolsistas e seus projetos.

Entre as autoridades convidadas, compareceram nosso Vice-Reitor, Prof Penildon Silva Filho, Profa. Adriana Freire Pereira Ferriz, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, e o Prof Marcius de Almeida Gomes, representando o Governo do Estado da Bahia e sua Secretaria de Educação, bem como a Profa Marta Lícia Teles de Jesus, representando o GT Educação da APUB Sindicato, que também apoiou o evento.

O ponto alto da solenidade foi a participação da Prof.ª Lucília Lino (UERJ/ANFOPE), que situou o novo ciclo dos programas em relação aos desafios políticos e institucionais impostos pela dura conjuntura que o país enfrenta em sua conferência “Desafios para a Educação e a Formação inicial de professores: novas reexistências formacionais em tempo de reconstrução e esperança”. Em diálogo com a Profa Lucília, o evento contou com a participação do Prof Roberto Sidnei, diretor da Faculdade de Educação e presidente do Fórum das Licenciaturas da UFBA

As coordenadoras institucionais dos programas, Prof.ª Denise Guerra (PRP) e Prof.ª Raquel Nery (PIBID) celebraram a continuidade dos programas na UFBA, a resiliência e atitude combativa dos proponentes dos subprojetos, bem como a imensa alegria de ter naquele momento o primeiro grande encontro presencial depois do longo e doloroso período da pandemia de Covid-19.

O evento foi institucionalmente amparado pelo Cerimonial da Reitoria da UFBA, com o apoio de infraestrutura da coordenação ampliada dos programas PIBID e Residência Pedagógica da UFBA, Carlos Lomanto, Júlio Rocha, José Vandélio e estagiárias/o Ádila França, Geovana Silva, Heloise Schramm, Victor Azevedo liderados por Patrick Nascimento, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Programas e Projetos Contemporâneos.

O novo ciclo dos programas iniciou-se em 1º de novembro e, com duração de 18 meses, se estenderá até abril de 2024.

Vida longa ao PIBID e ao PRP UFBA!

Fotos: Victor Amaral