Ingresso na UFBA

O ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia pode se dar por uma das seguintes maneiras:

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/SISU: realizado anualmente pelo INEP.

Concurso de Vagas Residuais: para aqueles que pretendem fazer transferência interna ou externa, que já possuem diploma de nível superior ou que querem realizar integração curricular (se ex-aluno da UFBA). Mais informações: www.vagasresiduais.ufba.br.

Estudante transferido ex-Offício: matrícula obrigatória de aluno, decorrente de transferências de servidores públicos ou seus dependentes, em razão de mudança do local do trabalho, no interesse da administração pública, e conforme a legislação em vigor. São admitidas ainda duas formas especiais de matrícula em componentes curriculares da UFBA, não caracterizando vínculo formal com a universidade:

Aluno Especial: para estudante de curso superior de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, ou para graduados dessas instituições ou da própria UFBA, que deseje realizar estudos específicos.

Aluno proveniente de intercâmbio: ao estudante credenciado por convênio com instituições nacionais ou estrangeiras ou por convênio, intercâmbio ou acordo cultural entre o Brasil e outros países. Informações sobre datas dos processos seletivos encontram-se no Calendário Acadêmico.

 

Novidade!!!