Bolsas PET - Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa da Secretaria de Educação Superior - SESu/MEC, instituído para apoiar atividades acadêmicas que integrem o tripé ensino-pesquisa-extensão. Foi criado em 1979 pela CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento, permanecendo sob sua responsabilidade por 20 anos.

O objetivo central é formar grupos de alunos que trabalharão em conjunto com um professor-tutor, onde deverão realizar atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, complementando sua formação acadêmica. Essas atividades trazem uma série de benefícios para os cursos nos quais os grupos estão inseridos. Outros objetivos incluem: formação acadêmica ampla do aluno, interdisciplinaridade, atuação coletiva, planejamento e execução de projetos.

O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Outras informações pelo e-mail petufba@ufba.br .

Responsável do Núcleo pelo atendimento - Lindomar Paixão.

Grupos PET em funcionamento na UFBA

1. PET Comunicação
  2. PET Elétrica
  3. PET Enfermagem